"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

20 de julho de 2008

Democracia Chinesa

Já vou logo avisando: não adianta o Axl Rose querer me processar pelo fato de eu ter ouvido suas músicas novas, que ainda nem foram lançadas oficialmente. A verdade é que dez faixas do suposto álbum Chinese Democracy* caíram na rede e rapidamente os fãs baixaram e distribuíram gratuitamente para os amigos. Se jornalistas especializados e críticos musicais ouviram o material, por que que eu ficaria de fora dessa? Sou tão curioso quanto todos eles e o Guns N' Roses que me perdoe, mas demorar dez anos para produzir um disco que prometia – ou pelo menos aguçava a imaginação dos admiradores da banda – ser o melhor da carreira e enchê-lo de mistério é pedir que o cantor seja cercado de insegurança e medo de que uma cópia das masters seja surrupiada por alguém muito próximo dele (ou da equipe técnica). 

Infelizmente vazou e escorreu pelos ralos digitais. Quem mandou o homem inventar a “mardita” da internet? Axl pode ficar tranqüilo, CD não é um trabalho ruim, pode ter decepcionado os fãs xiitas do rock pauleira. Se ele resolvesse lançar agora, o álbum venderia bem devido ao seu apelo pop – evocado através da música Better. Há boas canções como a faixa-título*, a ozzyosbourniana The Blues, There Was A Time, Madagascar e If The World (com uma introdução e clima harmônico que lembram Sade). Nota-se que o compositor continua um bom melodista, mas rendeu-se às programações eletrônicas, adicionando à sua veia punk loops de hip hop e r&b. Embora o cara tenha um vozeirão – quando explora sua região grave – é nos agudos que ele se realiza e continua fazendo uso deles, sua marca registrada. 

Caso o sr. Rose decida de uma vez por todas mandar Chinese Democracy para as lojas (elas ainda existem?), eu estarei lá como um bom comprador de discos a fim de garantir o CDzinho original.

_________________

"É um bom álbum de masters, só não é um álbum do Guns N' Roses. Mas eu gostei." Guilherme Fernandes (blogueiro e crítico de rock).


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.