"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

29 de outubro de 2008

Risco Iminente

Você acha que o C.D. está com os dias contados?!!! Não me refiro ao tipo de mídia propriamente dito (o disquinho de acrílico) e sim ao tradicional formato “álbum musical” (repertório gravado; composto por 10, 12, 14 ou 15 faixas). Se depender do famigerado download (ato de baixar arquivos na internet) a morte do compact disc está decretada e a banda larga providenciou uma lápide com os dizeres “aqui jaz”, sob a trilha de uma marcha fúnebre. A indústria fonográfica começa a estudar a possibilidade de disponibilizar álbuns virtuais inteiramente grátis, de forma que gere renda tanto para o selo que os lançaria quanto para o artista – prática já adotada por um site brasileiro, onde o lucro é proveniente de patrocínio e de publicidade a partir dos acessos em massa. Talvez essa seja a melhor alternativa para o combate da pirataria, pois as pessoas visitam cada vez menos as lojas de discos – estas cada vez mais escassas. A informalidade, aceitando ou não, é uma realidade criada pelo desemprego e pela má distribuição do capital em nosso país. Centenas de títulos falsificados – de Roberto Carlos à Banda Calypso – são vendidos todo santo dia nos camelôs espalhados pela cidade, por que não baratear os custos da fabricação do álbum físico (com encarte simplificado e estojo de papelão, mas sem a perda da qualidade, 100% original) e permitir que esse mesmo produto seja comercializado pelo vendedores ambulantes por um preço justo? Taí a sugestão!

Obs.: outra opção seria o álbum pen drive (pequeno dispositivo que armazena dados, áudio, vídeo e fotos). Atenção executivos, favor abrirem os olhos!!!





0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.