"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

29 de abril de 2009

Jazz, Hip Hop & Violino

Perguntado por um jornalista brasileiro se alguma coisa no pop o interessa, o saxofonista Sonny Rollins respondeu que tem apreço pelo hip hop; e na sua opinião "é uma outra encarnação do jazz", pois "tem muita improvisação" e por isso "está sob o mesmo guarda-chuva" da música jazzística. Isso é algo que eu sempre reparei no estilo musical - predominantemente eletrônico - desenvolvido por D.J.s e M.C.s. Hoje existem bandas (sim, com instrumentos!) especializadas no gênero e nomes como Heiruspecs e Formula 412 são dignos representantes da corrente (não a de ouro!) do hip hop orgânico, e fazem um som da melhor qualidade.

E não pára por aí, existe até um jovem violinista que se dedica a tocar melodias maravilhosas inspirado pelas batidas do rap. Duvida? Então assista ao vídeo Hip Hop Violin, com Paul Dateh (violino) e inka one (toca-discos e bases). Fiquei impressionado ao ouvir um pout-pourri feito por eles só com clássicos do hip hop - com direito à interpolação de Canto De Ossanha (de Baden Powell e Vinícius De Moraes) na versão do Jurassic 5. O registro audio-visual da dupla é um dos meus favoritos no YouTube. Em tempo: Miri Ben-Ari é uma musicista que também toca violino e mistura suas influências eruditas com o pop e hip hop.



0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.