"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

26 de abril de 2009

O Anúncio do Juízo das Coisas

Tudo acontece porque tem que acontecer e dessa maneira profecias vão se cumprindo. Diz a Bíblia que próximo ao fim dos tempos o fanatismo religioso faria com que homens pregassem a palavra de Deus em praças públicas, atualmente é comum assistir a farizeus vendendo "fé e salvação" pela televisão. Será que Jesus Cristo previu que algum dia seria criada uma rede virtual eletrônica de compartilhamento de informações e que através desta se tornaria popular o louvor online (e também a pornografia e o terrorismo)? Enquanto a internet é rentável para determinados grupos a mesma dá prejuízo para outros como os mercados fonográfico e cinematográfico.

Depois do advento do download e do iPod as gravadoras entraram em declínio e aos poucos as pessoas foram perdendo o interesse em freqüentar lojas de discos - que fecharam as portas. A realidade é que álbuns não são mais vendidos como antigamente e sim baixados de graça, muitos artistas independentes - que antes não teriam a menor chance de serem contratados por uma major, de tocarem na rádio ou aparecerem na T.V. - ganharam visibilidade por meio de seus sites e blogs, fecham shows por e-mail e ainda chamam atenção da grande mídia. Em outras palavras, o world wide web acabou com o glamour do showbusiness e mudou a forma de se lidar com a comercialização e produção musicais.

Conceitualmente falando pode-se dizer que houve um retorno às origens, pois até a década de 1940 as músicas eram trabalhadas em compactozinhos de vinil 45 rpm (uma canção no lado A e outra no lado B), com o surgimento do longplay a obra de um(a) cantor(a) ou banda passou a ser composta por pelo menos uma dezena de gravações em um único suporte (o discão de 33 rpm) - eis aí a consolidação de uma carreira ligada à discografia. Já na era internética um single promove uma idéia e um E.P. diz tudo. Há músicos consagrados que são contra todas essas inovações digitais e tecnológicas, mas eu pergunto: existiriam milionárias turnês mundiais se não tivessem criado os navios e os aviões? Ou seja, logística depende de transporte!


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.