"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

30 de junho de 2009

O Reinado de Um Ritmista

Seu nome de batismo era José Gomes Filho, nasceu no berço da pobreza do sertão paraibano, filho de pai oleiro (fabricante de tijolos) e mãe coquista (artista que canta e dança coco: música folclórica nordestina), seguiu os passos de sua progenitora e aprendeu noções de ritmo ainda bem jovem. Já homem feito foi tocar percussão em orquestra e por fim tornou-se Jackson Do Pandeiro - famoso cantor popular entre as décadas de 50 e 80, dono de uma extensa discografia -, que influenciou intérpretes e compositores como Gilberto Gil, Chico Science e Lenine (este último sampleou A Cantiga do Sapo na música Jack Soul Brasileiro).

A extraordinária trajetória do pequeno Zé Jack - fã do ator Jack Perrin e de filmes de faroeste - é contada com riqueza de detalhes na biografia O Rei do Ritmo. Escrito a quatro mãos, por Fernando Moura e Antonio Vicente após anos de pesquisa, o livro traça as origens e a vida do cantador e pandeirista sempre fazendo um paralelo com acontecimentos históricos de seu tempo e também se baseando em outras referências que complementam a obra.

Desde que comecei a ler - a partir da indicação do meu nobilíssimo irmão - a vontade é a de devorar as 396 páginas de uma vez só, mas não, prefiro degustar como se fosse um bom vinho e mergulhar no fantástico universo do cancioneiro popular brasileiro. Livros como esse - presente dado por uma pessoa muito especial - deveria ser lido por todos aqueles que gostam de música (independente do rótulo que ela receba e sem preconceito) e que são ávidos por conhecimento.


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.