"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

16 de junho de 2009

Suingue Semelhante

Um amigo músico - contrabaixista e arranjador da banda Brasil De Cara - há muitos anos atrás me disse o seguinte: "Bicho, cê já notou que a música Acelerou, do Djavan, tem uma linha de baixo parecidíssima com 'aquele' teu som?". À época, Marcelo Bruno estava se referindo à Altivamente A Todo Vapor, composição de minha autoria que faz parte da coletânea Festvilla 3, lançada pela FUNARJ em parceria com a Escola de Música Villa-Lobos em 1998.

Me lembrei desse fato ao ouvir no rádio, recentemente, a tal gravação do outro artista - que levou o colega a fazer a comparação -, e é curiosa a observação, pois o famoso cantor e compositor foi presenteado com o C.D. do festival estudantil (que contém Altivamente..., faixa 4) praticamente 1 ano antes de Acelerou ser gravada e incluída como faixa bônus do álbum Djavan Ao Vivo (lançado só em 1999).

Outras pessoas também me alertaram quanto à semelhança, que realmente lembra bastante. Creio que seja apenas uma coincidência ou um clichê musical como tantos outros que ouve-se por aí - o que não necessariamente caracteriza plágio -, ainda mais se tratando de canções que utilizam estruturas harmônicas e rítmicas que remetem ao funk-soul-rap. Ouça e tire suas conclusões!



1 comentário(s):

cheech, 22 de junho de 2009 10:52

putz! parece mesmo hein...

abs


www.mixtape21.com

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.