"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

3 de dezembro de 2009

Arquivos "C"

Os mistérios elaborados pelo produtor de cinema e televisão J.J. Abrams e seus colaboradores (roteiristas e equipe de criação) têm uma incrível capacidade de provocar a imaginação dos maníacos por histórias mirabolantes - dentro do universo da fantasia - que envolvem teorias de conspiração, ciência de borda, ocultismo ou invasão alienígena. Tantos faz-de-conta espetaculares, permeados com desdobramentos e reviravoltas, criam um "culto" tão fervoroso que a indústria do entretenimento passa a ter a obrigação de alimentar os loucos fanáticos comedores de películas.

É lógico que eu tô brincando. Mas quando eu vi pela primeira vez o trêiler de Cloverfield - Monstro (2008) fiquei morrendo de curiosidade para saber o motivo pelo qual a cabeça da Estátua da Liberdade é arrancada e jogada violentamente no meio da rua. Tão logo o filme entrou em cartaz, às vésperas do carnaval do ano passado, eu já estava marcando presença na sala de projeção e saí de lá satisfeitíssimo com o resultado. Embora com um ponto de interrogação estampado na face e bastante intrigado.

Feito em linguagem de documentário de baixo orçamento, como se fosse uma gravação caseira, o enredo começa com um aviso: "Múltiplas imagens do caso designado Cloverfield (...). Câmera encontrada no local do acidente (...)". O tal vídeo contém cenas de uma festa surpresa organizada por amigos em homenagem a um camarada que está prestes a se mudar para outro país, por conta de compromissos profissionais.

Para o azar de todos, a festinha americana é interrompida pela queda de luz seguida por fortes estrondos vindos da cidade e o que se vê do lado de fora são enormes bolas de fogo cruzando o céu, que acabam acertando alguns prédios.

A partir daí, o que era momentos de descontração passa a ser uma corrida de pura aflição. Pouco depois descobre-se que pânico e destruição estão sendo causados por uma criatura que ninguém consegue descrever e não sabe ao certo de onde veio. Ao final do longa-metragem, com várias pulgas atrás da orelha, você se questiona: "E aí, o que vem na seqüência?". De lá pra cá, a rede mundial de computadores foi invadida pelos virais - campanhas de marketing disseminadas por meio de vídeos ou fotos com a intenção de divulgar um determinado produto ou idéia - que especulam acerca de uma possível continuação do filme.
Rob (Michael Stahl-David) e Beth (Odette Yustman) sob uma ponte no Centra Park (NY): fugindo da gigantesca criatura.

A produção de Cloverfield 2 está em negociação e deverá ganhar vida na grande tela, sobre isso J.J. disse:

Temos uma idéia que achamos que vai ser boa, e estamos neste momento a trabalhá-la, o que significa que vai existir algo ligado a Cloverfield, que espero que aconteça o mais rápido possivel, pois a idéia é muito boa.” Fonte: FIRSTSHOWING.NET

Na última cena - no canto direito da tela a exatamente 1:13:17 de duração - percebe-se que um objeto não identificado cai no mar. De acordo com Abrams, foram criadas duas teorias com base nessa observação e uma delas poderá ser usada, caso a história seja levada adiante. Um misterioso site hospeda uma foto que supostamente foi tirada no fundo do oceano mostrando possíveis filhotes do Clovie.

Para atiçar ainda mais a curiosidade dos fãs e dos caçadores de virais (como eu), um dos extras do DVD sugere que alguém achou a filmadora usada por Rob (foto acima), logo após a gravação ser encerrada abruptamente. Viral é algo altamente viciante, quanto mais aparece mais você fica obcecado por desvendar os segredos.


Esse é um dos vídeos virais mais interessantes: noticiário mostrando uma plataforma de petróleo sendo destruída pouco antes da chegada do monstro a Nova York. Essas imagens não são mostradas no filme.

Outro endereço virtual - www.1-18-08.com -, que ajudou a promover a estréia do filme nos Estados Unidos em 18/01/2008, disponibiliza várias imagens interessantes que não são mostradas na produção cinematográfica, exceto duas ou três.

Há quem especule, mesmo sem haver nenhuma relação direta, que o subtítulo da seqüência de Cloverfield será Aladygma, pois surgiu mais um site (por volta de abril de 2008) ainda mais complexo - www.aladygma.com -, repleto de mensagens subliminares, onde os links para os arquivos só ficam visíveis quando é dado o comando Ctrl+A.

Fotos virais sugerem que o monstro veio do mar (clique na imagem para ampliar).


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.