"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

26 de janeiro de 2010

Sódio Mortal

Pesquisa independente feita por cientistas norte-americanos das universidades da Califórnia, de Stanford e de Columbia - divulgada pela revista New England Journal of Medicine - diz que o consumo de sal sem moderação contribui significativamente para o aumento do risco de acidente vascular cerebral, infarto, elevação da pressão arterial e acúmulo de água nos vasos. Segundo eles, o ideal seria que as pessoas, de uma forma geral, ingerissem de 1,5g a 2,5g por dia do tal condimento - o que poderia reduzir ataques cardíacos e mortes em até 99 mil e 92 mil casos (respectivamente).

A Sociedade Brasileira de Hipertensão* informa que os brasileiros abusam na utilização do sal e de acordo com a média nacional, cada indivíduo chega a consumir diariamente mais de dez gramas (quantidade considerada absurda). A melhor maneira de cuidar do nosso amigo do peito - o coração - certamente é fazer uma dieta balanceada e cortar da alimentação aquilo que pode vir a ser nocivo para a saúde. Torresmo, por exemplo (vendido em bares e botequins), é um tipo de petisco que eu gosto pra caramba, mas evito ao máximo (de vez em quando como um pedacinho!). Obviamente, a vida não precisa ser tão insossa, basta seguir as recomendações para não virar uma vítima das tentações culinárias.

*S.B.H. RECOMENDA...

www.sbh.org.br

> procure evitar: glutamato monossódico, queijos em geral, extrato de tomate, milho enlatado, ervilha enlatada, maionese, picles, azeitona, aspargo, patê, palmito em conserva, mortadela, presunto, salame, frutos do mar, linguiça, paio, salsicha, toucinho, vísceras e carnes gordurosas.

> troque o sal por: salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, alho, manjericão, coentro e cominho.


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.