"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

4 de março de 2010

Ponte Pres. Costa E Silva

Visando a ligação entre dois centros urbanos vizinhos, separados pela Baía de Guanabara, o projeto para a construção de uma ponte começou a ser concebido em 1875. Mas, somente no século XX, em 1963 foi criado um grupo de trabalho para estudar a realização das obras de uma via rodoviária suspensa. Em 1965 formou-se uma comissão executiva para definir a concretização do tal projeto. Um decreto foi assinado em 23/08/1968, pelo então Presidente Costa e Silva, autorizando a construção de fato que teve início em janeiro de 1969.

No dia 04/03/1974 foi inaugurada a Ponte Rio-Niterói com extensão total de 13,29 km (dos quais 8,83 km são sobre a água). Seu ponto mais alto possui 72 m (o vão central). É considerada a maior ponte do hemisfério sul em concreto protendido e atualmente é a sexta maior ponte do mundo (na época em que foi concluída era a segunda). A estrutura em aço foi fabricada na Inglaterra em módulos, que chegaram ao Brasil através de navios.

A Ponte faz parte da vida cotidiana de todos aqueles que vivem na região metropolitana do Rio de Janeiro. É motivo de orgulho para muitos brasileiros devido à sua imponência arquitetônica, além de inspirar compositores musicais. Ouça "Via Ponte Rio-Niterói" - Potente Durâmen <a href="http://potenteduramen.bandcamp.com/track/via-ponte-rio-niteroi">Via Ponte Rio-Niterói by POTENTE DURÂMEN</a>



Fonte: Wikipédia.

0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.