"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

6 de setembro de 2010

Arquiteto do Som

Em sua "primeira tentativa no mundo das letras divorciadas de melodia", o músico e compositor Jair Oliveira conseguiu escrever um livro divertidíssimo e bastante interessante - pelo menos para aqueles que acompanham a carreira do artista e para os entusiastas de música e produção fonográfica.

Trata-se de um "diário musical" que fala sobre a concepção, elaboração e gravação do seu mais recente álbum, Sambazz - cujo repertório mescla samba, jazz e funk/soul. Usando uma linguagem simples, direta e esclarecedora, J.O. descreve de maneira esperta a gênese de cada canção, os detalhes técnicos (bem acessível à compreensão de leigos) e as curiosidades relacionadas ao trabalho em estúdio - entre outros causos.

Cada página virada parece um passeio pelo dia-a-dia produtivo do músico que guia o leitor através da sua intimidade artística passando por memórias, labuta musical, questões burocráticas até chegar ao produto final, o disco. O registro literário - como não podia deixar de ser - traz um CD encartado contendo as 17 faixas editadas pela S de Samba (produtora de J.O.), além de fotos que congelam vários momentos do processo de feitura do álbum, letras das canções e ficha técnica. Os relatos de Jair impressionam não só pelo amplo conhecimento de produção fonográfica, mas também pela fluidez e naturalidade enquanto explica - sempre fazendo analogias, ajudando o entendimento de quem nunca acompanhou sessões de gravação em estúdio.

Num tempo em que a tecnologia digital permite que muitos artistas independentes se autoproduzam (embora poucos tenham realmente algo relevante para deixar como legado), a idéia proposta pelo músico natural de São Paulo surge como uma alternativa para driblar a crise e a pirataria com conteúdo e boa música. Na era da internet não basta apenas compor e produzir (musicalmente falando), é preciso interagir com o ouvinte despertando o interesse dele pelo conjunto da obra.


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.