"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

7 de dezembro de 2010

Do Sertão Ao Panteão

Luiz Gonzaga (1912-1989): cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano. O músico era (e é) também conhecido popularmente como o Rei do Baião (ou Lua) e ganhou tal referência por ser responsável pela urbanização de um ritmo musical tipicamente rural.

Com o lançamento da canção Baião – no ano de 1944 – em parceria com Humberto Teixeira, Gonzaga alterou definitivamente a tradicional formação instrumental que consistia em viola, pandeiro e rabeca por acordeom, zabumba e triângulo; o sucesso foi total e assim ele entrou para história da música popular do Brasil. Em 1976 gravou um álbum clássico que revela vários compositores nordestinos desconhecidos, o nome do disco é Capim Novo (foto), lançado pela R.C.A., produzido por Rildo Hora.

Destaques do CD remasterizado: Sanfona Sentida (fx 03), Nos Cafundó de Bodocó (fx 10) e a hilariante Apologia Ao Jumento [O Jumento É Nosso Amigo] (fx 12).


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.