"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

4 de fevereiro de 2011

Estímulo Sensorial

Você já se perguntou alguma vez por que gosta tanto de uma determinada canção enquanto outra te irrita profundamente? Por que uma música te deixa muito animado enquanto outra te deprime? Ou por que certa melodia não sai da sua cabeça e às vezes você se surpreende cantarolando uma letra qualquer?

De acordo com um neurocientista, "a música pode nos ensinar a respeito do cérebro, o cérebro pode nos ensinar sobre a música, e ambos podem dizer a nosso respeito". Pode crer, é o que propõe o livro A Música No Seu Cérebro, fruto de anos de estudo de Daniel J. Levitin - que outrora trabalhou como engenheiro de som e produtor musical; hoje é um homem atuante no campo da neurociência.

A obra surgiu a partir da curiosidade do autor de "entender os mais profundos mistérios da natureza humana", pois através de uma idéia clara de "o que é a música e de onde vem, poderemos compreender melhor nossos motivos, medos e desejos, memórias e até a comunicação em seu sentido mais amplo" - diz ele.

Embora o livro aborde também teoria musical (altura, ritmo, andamento, métrica, intensidade, harmonia e melodia), vale a pena ler na íntegra e saber como a nossa massa encefálica está profundamente ligada aos sons de uma maneira geral.

0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.