"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

9 de março de 2011

[palpitando_ao_teclado #13]

Ao som do surdo, do pandeiro, do cavaco e do tantã vivi uma incrível experiência carnavalesca na maior concentração de foliões em que já estive na vida: o Cordão da Bola Preta.

Sob uma chuvinha insistente, lá estava eu - junto de amigos - na Avenida Rio Branco, às 09:00 da manhã do dia 05/03/2011, caminhando entre as figuras mais engraçadas do Rio de Janeiro. Fora de casa fiquei por mais de 12 horas e posso dizer que alegria compartilhada por 2 milhões de pessoas é algo inesquecível (sou testemunha ocular!!!).

Pelo menos no ponto onde eu estava - próximo ao Teatro Municipal - não vi brigas ou confusão generalizada, mas com o grande fluxo de pedestres pelas ruas paralelas e transversais percebi que o número de banheiros químicos não foi suficiente para evitar que as pessoas urinassem no chão. O mijão virou - injustamente - alvo das autoridades a reprimir a necessidade fisiológica de um indivíduo que é vítima do planejamento deficiente de uma tremenda festa popular, organizada pela prefeitura da cidade (!).

O carnaval carioca é uma manifestação cultural autêntica e democrática, o que falta é respeito e compreensão com o povo, pois sem ele não há folia e muito menos renda.


1 comentário(s):

Elaine Crespo, 11 de março de 2011 04:33

Oi! Bom Dia!

Moro em Recife e nosso carnaval é muito cultural, meio que assim como foi o desfile do Bloco Bola Preta. Sendo que aqui são muitos blocos e tal. Como faz parte de nossa tradição estes desfiles de blocos, temos uma estrutura bem montada para todas as necessidades que o turista ou folião pernambucano necessite. Os melhores restaurantes a barracas estão espalhados no corredor da folia.

Gostei de saber que o Rio de Janeiro tem além do maravilhoso desfile das Escolas de Samba, tem ainda esta opção leve e democrática e ainda melhor gratuita. Pois aqui ninguém paga nada para participar da folia.

Adorei a diversidade de teu blog e estou te seguindo de perto.(risos)

Um lindo dia!

Meus beijos,
Elaine

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.