"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

14 de julho de 2011

Ação Aos Tambores

Dom Um Romão: simplesmente “o” baterista, a lenda das baquetas. Um dos maiores ícones do instrumento, referência para jovens ritmistas que se interessam por samba moderno, jazz e bossa nova. Foi figura importante para a música instrumental brasileira a partir da década de 1950, sempre presente nas lendárias sessões de improviso que aconteciam nos clubes da cidade do Rio de Janeiro daquela época.

Atuou ao lado do saxofonista J.T. Meirelles (no conjunto Os Copa 5), tocou com o pianista Sergio Mendes no sexteto Bossa Rio e entrou para a história ao participar do show Bossa Nova At Carnegie Hall em 1962 – como integrante desta banda. Tendo como principais características o talento notável, técnica invejável e percepção apurada, era presumível que o futuro reservava para ele um brilhante vôo solo.

E assim aconteceu: em 1964 gravou seu primeiro trabalho na condição de artista principal. O álbum se chama Dom Um e nele Romão imprime à bateria o seu marcante balanço, auxiliado por contrabaixo acústico, piano, metais e eventuais coros. No repertório clássicos da M.P.B. como Vivo Sonhando (de Tom Jobim), Consolação (de Baden Powell e Vinicius de Moraes), Diz Que Fui Por Aí (de Zé Ketti e Hortênsio Rocha), Fica Mal Com Deus (de Geraldo Vandré) e um tema composto especialmente em homenagem ao grande batera, Dom Um Sete (de Waltel Branco, arranjador do disco). Os fonogramas originais foram remasterizados e relançados em formato C.D. no ano de 2004 pela Dubas Música/Universal Music.

Embora tenha pouco mais de meia hora de duração, as 12 faixas dão ao ouvinte uma prazerosa sensação de nostalgia e satisfação, que só um bom baile de samba-jazz poderia proporcionar. Música a serviço do bom gosto, coisa rara hoje em dia. Dom Um Romão era o rei do tamborzão, estilo inconfundível de alguém que ditava o ritmo e não uma moda.

0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.