"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

21 de setembro de 2011

Preto Óleo: Riqueza & Progresso

Imagine uma área gigantesca com 45 milhões de metros quadrados cujo investimento é estimado em R$ 14,98 bilhões - que tem como objetivo aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos, com o processamento de cerca de 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional. Idealizou? Pois este será o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), que está sendo erguido no município de Itaboraí (região metropolitana da capital fluminense).

Segundo a Prefeitura da cidade, "a produção de resinas termoplásticas e combustíveis consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas e irá gerar cerca de 212 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, em âmbito nacional". Um bilhão de reais também serão gastos pela Petrobrás para compensar impactos socioambientais ligados às instalações industriais.

Os caminhos do progresso começaram a ser pavimentados em maio de 2008, uma obra grandiosa que vai gerar riquezas através de uma moderna refinaria de petróleo, proporcionando crescimento econômico e trazendo novas perspectivas. Confesso que estou muito animado respirando esse ar de desenvolvimento com enorme potencial de aquecimento às áreas de construção civil, de prestação de serviços e de produção cultural - que, espero eu, vai beneficiar todos os municípios da região e incentivará a constante formação de mão de obra qualificada.

Vivemos um momento de estrondoso bum! tecnológico, era de incríveis inovações - seja na indústria, na medicina ou nas ciências da computação -, o que faz surgir novas oportunidades profissionais e estimulam a excelência em atendimento e no suporte operacional e administrativo.

É importante fomentar o sonho de dias melhores e trabalhar arduamente para que os projetos de futuro sejam construídos aqui e agora - estudando, adquirindo conhecimentos, dominando a técnica e colocando os ensinamentos em prática. Como um majestoso pavão, o COMPERJ está a abrir um leque de opções de empregos e negócios (diretos e indiretos) e também vai atrair investidores de outros setores como gastronomia, hotelaria, comércio de bens duráveis, telecomunicações, artes e entretenimento (museus, teatros, cinemas, casas de espetáculos, feiras, exposições, parques de diversão), etc.

Tudo isso é muito bom, mas não podemos esquecer que saúde, educação e segurança pública são obrigações dos governos estadual e federal e o povo não pode ficar carente de tais recursos - já que haverá expansão a partir da geração de riquezas e é imprescindível que haja inclusão social.

0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.