"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

12 de fevereiro de 2012

Explode Coração

Embora o homem tenha partido para morar junto ao Senhor nas Alturas, a obra permanece viva na memória dos carnais e sendo assim... o imortal Gonzaguinha "é" um dos compositores mais profundos da música popular brasileira; um homem que cantava o sentimento puro, a dor, o sofrimento, o amor, a labuta, a emoção à flor da pele.

O príncipe com cara de operário - que construía suas canções à base de lágrimas, suor e sangue - era filho do Rei do Baião Luiz Gonzaga, artista que modernizou um ritmo tipicamente rural e acabou conquistando grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo entre as décadas de 1970 e 80.

Do pai nordestino, herdou o talento musical e também foi influenciado pela malandragem do samba carioca bebendo na fonte do lugar onde foi criado: Morro de São Carlos (bairro do Estácio - R.J.). L.G. Jr. é autor e intérprete de clássicos atemporais como E Vamos À Luta - homenagem ao digno cidadão brasileiro que não foge da raia e segura o rojão - e A Cidade Contra O Crime - crônica do cotidiano violento narrada com senso de humor -, letras emblemáticas de uma época em que a televisão frequentemente exibia programas especiais privilegiando importantes músicos e cantores do cancioneiro verde-amarelo.

Em 1981 foi ao ar pela TV Globo o especial Luiz Gonzaga do Nascimento Junior - da Série Grandes Nomes, dirigida por Daniel Filho e produzida por Guto Graça Mello -, na gravação histórica, Gonzaguinha interpreta 20 músicas, das quais 18 foram escritas por ele e têm arranjos feitos por Jota Moraes, Eduardo Souto Netto e Paulo Maranhão. Além de contar com a presença de ótimos instrumentistas do quilate de Wagner Tiso, Pascoal Meirelles e outros, o sambista Roberto Ribeiro e o velho Gonzagão fazem duetos emocionantes com o magrinho barbudo de voz marcante.

Eu apenas queria que você soubesse
(ou talvez já saiba) que o registro em áudio e vídeo que jazia nos arquivos da emissora foi restaurado e lançado em DVD, com aproximadamente 45 minutos de duração. Vale a pena se emocionar com pai e filho cantando Légua Tirana e Vida de Viajante. Viva o Moleque Luizinho!!!


0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.