"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

29 de março de 2012

Ouvido Absoluto

"Beethoven: A Música E A Vida (681 páginas) nos conduz com leveza e poesia pela fascinante aventura criativa do maior compositor de todos os tempos. Combinando a vida e a obra de um artista singular, Lewis Lockwood (pesquisador e professor de música) narra a infância de Ludwig Van Beethoven (1770-1827) em Bonn (Alemanha), seu prodigioso talento ao piano, sua viagem para Viena em busca de Mozart, o início da surdez, a solidão cada vez maior e a revolta contra as exigências do mercado.

Tudo isso é visto sobre um pano de fundo histórico que vai da Revolução Francesa ao Congresso de Viena, passando pelo fenômeno Napoleão Bonaparte, que teve influência decisiva sobre as convicções políticas e artísticas de Beethoven. Desse modo, o livro mostra como as inúmeras obras-primas do compositor refletem tanto sua poderosa individualidade artística como as mais profundas correntes estéticas, filosóficas e políticas da época.

O leitor é convidado a realizar uma viagem pelas sonatas, quartetos, sinfonias e concertos, num texto claro e fluente. Essa é, sem dúvida, uma das maiores inovações do trabalho de Lockwood: Beethoven: A Música E A Vida tem a rara qualidade de ser plenamente acessível para o grande público.

Charles Rosen, crítico musical, considera Beethoven: A Música E A Vida "um livro de valor inestimável". Lockwood, professor emérito da Universidade de Harvard, é considerado uma das maiores autoridades em Beethoven no mundo. E de fato, ele realiza aqui a difícil tarefa de escrever uma biografia que permite ao leitor um exame íntimo e generoso do grande compositor, apresentando-o nos momentos de pura genialidade e na luta contra problemas de toda ordem, envolvendo relacionamentos próximos e distantes, e tragédias de corpo e de alma."

Fonte: Editora Códex/Nobel.

0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.