"Navegue por seus sonhos, mas tenha um porto seguro. Finque suas raízes em solo fértil que lhe garanta bons frutos no futuro." - G. Nobio.

Translate / Tradutor

20 de junho de 2013

O Levante: Um Dia Histórico!

Cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco (Centro da Cidade do Rio De Janeiro)

Concentração em frente à Igreja da Candelária (RJ)
#OrgulhoDeSerBrasileiro | “O povo unido jamais será vencido” é uma frase antiga bastante conhecida e quando proferida soa como um clichê ou como uma utopia, algo que nunca seria capaz de alcançar. Mas há uma verdade incontestável nas vinte e sete letras que compõem tais palavras de ordem: a união faz a força a partir do instante que as pessoas têm atitude e exercem sua cidadania, reivindicando seus direitos ou manifestando sua indignação contra o status quo – pressionando os órgãos decisórios da agenda cotidiana.

O momento é histórico no Brasil, pois desde que me entendo por gente os únicos movimentos que tinham reunido tantos manifestantes nas ruas (até então) eram o das Diretas Já! e o do Impeachment (Fora Collor), agora o estopim foi aceso e os brasileiros resolveram dar um basta, reagindo às mazelas do nosso sistema politico-econômico.

Avenida Presidente Vargas (RJ)
Tudo começou com protestos contra o aumento das passagens de ônibus - organizados pelo Movimento Passe Livre - em diferentes capitais do país, que FELIZMENTE não foram em vão e a pressão popular conseguiu que as tarifas fossem reduzidas (reduções estas ainda longe do ideal para a população de um modo geral, mas não deixam de ser uma importante vitória). A ocupação dos protestantes nas vias públicas teve uma adesão nacional de proporção avassaladora e percebe-se o surgimento (ou pelo menos evidências) de uma nova oposição, claramente apartidária em sua maioria, cobrando também por melhores serviços de saúde e de educação para todos – sempre a criticar uma serpente venenosa chamada CORRUPÇÃO, arraigada nesta plaga desde os tempos do Império.

O povo protesta!
O povo exige – com legitimidade – que o governo construa mais hospitais e escolas com o “padrão FIFA” de qualidade, já que foram gastos bilhões de reais com portentosos estádios para a Copa Das Confederações (2013) e para a Copa Do Mundo (2014) conforme determinação da federação internacional de futebol. Imagina se cortassem os altos salários dos parlamentares? Sobraria mais dinheiro para investir em programas assistenciais ou para tirar a saúde pública do CTI. Lembrando uma frase que vi internet, os vinte centavos que os donos das empresas de transportes urbanos vão deixar de ganhar já dão pra enfiar no SUS.

Repudio qualquer tipo de violência e lamento a brutalidade dos vândalos, que acabam provocando ações truculentas por parte da polícia, mas o DESCONTENTAMENTO do povo brasileiro com aqueles que se enquadram na classe de politiqueiros é TÃO GRANDE que o choque entre radicais e o Estado torna-se inevitável. Lamentável, pois as coisas poderiam ser diferentes se as pessoas fossem tratadas com mais dignidade ou se tivessem mais renda, mais oportunidades e qualidade de vida.


É preciso que a cultura da manifestação perdure na sociedade brasileira, NÃO permitindo que a bomba de efeito moral da intransigência governamental intimide um levante popular autêntico e sem siglas partidárias. Marche em direção à mudança da situação ou os vampiros de plantão vão continuar achando que seu pescoço é parque de diversão!!!

0 comentário(s):

ACESSOS!

© 2014 - Nobio Da Paz Produções Musicais / Template: D.B.